sábado, 3 de outubro de 2009

Boa noite, caros amigos!

Iniciei este blog com as seguintes palavras

"Senti um forte desejo de compartilhar com vocês a vida de uma forma mais leve e alegre".

Mas com as mudanças de horário acreditei que seria possível utilizar os editoriais do Semanário aqui.

Os editoriais são ótimos, mas não cabem para as intensões deste blog.

Apartir de hoje todos os editoriais estarão no endereço: http://karinamoreti.blogspot.com/

Um forte abraço

Karina Moreti

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Editorial 29/08/2009


O médico era um homem sereno, tranqüilo, que gozava de grande reputação. Vivia, entretanto, um outro ser dentro dele, dividindo o mesmo corpo. Este era medonho, deixando um rastro de pavor e repulsa por onde passava. O médico descobriu a poção mágica do poder, que poderia separar ambos, dando vida a um novo indivíduo, formado unicamente pelas características ruins da dupla personalidade. A impunidade, já que o monstro poderia virar médico a qualquer momento, era um convite ao crime. Desde então, ficara cada vez mais difícil controlar a fera.


Isto parece ficção, mas infelizmente não é. Tal como “O médico e o Monstro” obra literária de Robert Louis Stevenson, a vida parece copiar a arte, através do médico Roger Abdelmassih que está sendo acusado de estuprar mais de 50 pacientes. Já que, com a nova lei, todos os atos sexuais não autorizados pelo outro serão considerados estupro.


Segundo o site do G1, o especialista em reprodução humana mais conhecido do país, foi preso de surpresa, quando chegava à sua clínica em um bairro nobre de São Paulo.


E se isto deixar de ser uma exceção e começar a ser uma regra, bom... nem quero pensar nisto.
Tivemos um caso aqui em Pirajuí, em que um médico foi acusado de atentado violento ao pudor, porém até hoje nada confirmado. O médico pode estar doente, sua vida é estafante e isso pode estar prejudicando seus atos, mas também pode estar usando isso de justificativa para se ver livre das acusações.


Abdelmassih que já foi condecorado com o Título de Cidadão Paulistano, hoje, sofre com a tentativa de sustação do prêmio.


O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) abriu 51 processos ético-profissionais contra o médico. De acordo com a assessoria de imprensa do Cremesp, a abertura dos processos foi decidida na sexta-feira (7), em reunião plenária do conselho. Os processos, todos individuais, estão relacionados a cada uma das vítimas que apresentaram denúncia ao Cremesp.

Esperamos que, pelo menos desta vez, a justiça seja feita! Mesmo que isto signifique a comprovação da inocência do médico.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Editorial 22/08/2009




Bem amigos d’O Alfinete, estamos aqui para mais um clássico brasileiro Globo e Record.

Parece inicio de jogo de futebol, mas será que não é?

Tem juiz, bandeirinhas, hum... não parece mais com jogo de xadrez...

Independente, mais uma vez o povo brasileiro é vítima da grande mídia que tenta a todo custo ficar em primeiro lugar no ibope, ou seria no poder? Ou junto ao poder?

Enquanto milhares de pessoas ouvem os pedidos de donativos para a igreja ou para campanhas de ajuda às crianças como fazem as duas empresas, os donos ficam, a cada dia que passa, mais ricos.

Desta vez foi o Ministério Público que começou a procurar problemas contra as empresas do “Bispo” Edir Macedo, mas não estou falando da religião, coisa que o próprio Bispo abomina (entrevistado pela Rede Record no último domingo, 16/08), estou falando sim do problema de utilizar dinheiro que deveria ser destinado às obras sociais da Igreja Universal do Reino de Deus, para, enriquecer, supõe o ministério público, os Bispos e pastores mais próximos ao dono da Record.

Mas não pense que a Globo é “Santa”, porque não é.

Há um documentário chamado “Muito Além do Cidadão Kane”, que até o momento é censurado pela própria Rede Globo. Este documentário foi produzido pela BBC Londres, dirigido por Simon Hartog, já falecido, trata da ascensão de Roberto Marinho e da rede Globo no país e seu envolvimento nos bastidores do governo. E os direitos de exibição, segundo uma matéria da Folha de São Paulo e da www.adnews.com.br, acabam de ser comprados pela TV do “Bispo”.

Existem livros sobre as duas redes ("Dossiê Geisel" - Editora FGV, 1984; “Afundação Roberto Marinho”, de Roméro da Costa Machado, e “Rede Record - 45 Anos de História”, 1999, autor Rede Record; "O Bispo - A História Revelada de Edir Macedo", por ele mesmo).

Todos eles podem ser encontrados em bibliotecas, lojas de livros usados ou na internet, para download. Mas é bom avisar os mais “globalizados” e “recorderizados”: os textos são chocantes. Tive acesso a algumas sinopses e entrevistas e foi suficiente para assim classificá-los. Vou lê-los por pura fonte de informação e compreender melhor os bastidores de nosso governo e a mídia.

Pergunto-me, e agora, Arnaldo César Coelho? “A regra é clara!” Poderá haver uma política de boa vizinhança entre as duas emissoras e acabar tudo como no Senado. “Chame as Pizzas”! Ou, será que as coisas irão esquentar? A guerra pelo poder continua. Uma poderá cair, mas logo outra chegará ao topo e, assim é a guerra. Mas como dizem os comentaristas esportivos: “o jogo só acaba quando o juiz apitar”.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Editorial 15/08/2009


A discussão sobre as drogas parece não ter fim: elas têm um uso muito difundido em todo o mundo, e muitas vezes, estão ligadas à violência e ao crime organizado.
Enquanto algumas pessoas acreditam que a solução seria criar uma política de descriminalização das drogas, outros apóiam um maior controle policial na guerra contra as substâncias ilegais.
Independente disso, o que mais acontece para a compra das drogas, lícitas ou ilícitas é a violência que aumenta dia após dia em todas as cidades.
Não é difícil assistir ao noticiário da noite e se deparar com tiroteios entre policiais do Rio de Janeiro e traficantes. Mas e em São Paulo?
Estes dias, em uma emissora de televisão, passou a ação conjunta da polícia do Rio e do Pará contra um miliciano, um dos mais procurados do Estado do Rio, parecia coisa de novela.
Mas será que São Paulo não tem mais o estigma da violência? Claro que tem, mas a imprensa paulista esconde tudo, da melhor maneira possível, isto é, não divulgando.
A crescente onda de violência por causa de drogas, já está chegando nas cidades interioranas com uma forte crista, nela é possível ver ataques à pessoas idosas, pobres e até doentes, e pior, machucam ou matam estas pessoas por pouca coisa, para poder vender o produto roubado em troca de algumas “pedras”.
Em Bauru, alguns dias atrás, dois rapazes foram abordados por criminosos, que os espancaram e levaram os pares de tênis, celulares e documentos. Agora, para quê os assaltantes queriam pares de tênis usados?
Em Pirajuí não é diferente. No Jardim Paraíso não é difícil ouvir reclamações de moradores sobre pequenos furtos, como cadeiras de varanda, pares de tênis que estavam secando, sacos de cimento... O que será que a pessoa que rouba este tipo de mercadoria faz? Para onde vão os produtos de roubo?
O fator primordial para o término deste tipo de violência é colocar a polícia na rua. Se houverem rondas policiais (como antigamente, lembram?) pelas ruas da cidade em diferentes horários, com certeza os furtos diminuirão. Vale lembrar que os roubos às propriedades agrícolas também aumentaram. Por que será?

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Editorial 08/08/2009


Há mais ou menos quatro mil anos um jovem chamado Elmesu, na Babilônia comemorava o primeiro Dia dos Pais que se tem notícias. Segunda a história ele teria esculpido em argila um cartão para seu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente.
O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi o símbolo oficial do evento. Aos pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.
No Brasil os pais demoraram um pouco mais para receber a homenagem. Foi a partir de 1953 com a iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.
Em1955 a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em São Paulo, pelo grupo das Emissoras Unidas. As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi o baião É Sempre Papai, com letra de Miguel Gustavo, interpretada por Jorge Veiga. O Dia dos Pais acabou contagiando todo o território brasileiro e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto.
Além do Brasil e dos Estados Unidos muitos países tem datas especiais para homenagear os pais. A Inglaterra e a Argentina também comemoram a data no terceiro domingo de junho. Na Itália e em Portugal, a homenagem acontece no Dia de São José, 19 de março. Na Austrália, é no segundo domingo de setembro. E na Rússia, no dia 23 de fevereiro.
E para marcar esta data tão festiva iniciada com ideais cristãos, lembre-se de hoje abraçar a quem te deu a oportunidade de estar neste mundo. Se não estiver mais entre nós, visite um dos asilos da cidade. Tenho certeza que terá alguém que não recebeu nenhuma visita e que ficará muito feliz com a sua presença.
E a nós do O ALFINETE só nos resta desejar um Feliz Dia dos Pais!

Editorial 01/08/2009


“É natural que todos os dias chegue do interior um telegrama alarmante denunciando o recrudescer do verão bravio que se aproxima. Sem mais o antigo ritmo, tão propício às culturas, o clima de São Paulo vai mudando.
Não o conhecem mais os velhos sertanejos afeiçoados à passada harmonia de uma natureza exuberante (...), de modo a permitir-lhes fáceis previsões sobre o tempo. As suas regras ingênuas enfeixadas em alguns ditados que tinham, às vezes, rigorismo de leis falham-lhes, hoje, em toda a linha (...)”.
Assim começava o texto Fazedores de Desertos, de Euclides da Cunha, publicado pelo Jornal O Estado de São Paulo de 22 de outubro de 1901.
Apesar de as palavras serem escritas em português antigo, dá para entender bem o que estava acontecendo há mais de um século.
Desde aquela época, os problemas de meio ambiente alarmavam as pessoas, mas parece que ninguém aprendeu, continuamos a jogar lixo em qualquer lugar e não pense que é só o lixo que traz problemas para o nosso meio.
Meio ambiente não são só as florestas e animais, dele também fazem parte todos os espaços que utilizamos, casas, ruas, praças, estradas...
É interessante como ninguém joga lixo na sala de casa, mas na rua... é outra história.
E... aquela pessoa que gosta de colocar o som do carro no último durante as madrugadas, mesmo sabendo que as pessoas estão cansadas e tentando dormir, mas e daí? eu quero mostrar o “sonzão” que eu tenho. A poluição não é só a fumaça, mas som alto é poluição sonora, pixação é poluição visual, entre outros exemplos...
Mas as situações de desagravo ao meio ambiente não param por aí. Há algumas semanas O ALFINETE divulgou o caso de um trailer abandonado, mas não era só ele que estava ao léu. Existem alguns carros estacionados há tanto tempo em algumas ruas da cidade que estão juntando lixo e mato por baixo.
Enquanto muitos municípios aprovam leis que proíbem a queima do lixo, em Pirajuí não é díficil ver no bolsão de galhos na Vicinal Anibal Haman, fogo e fumaça no decorrer da semana. Além disso, a poda feita pela prefeitura em muitas árvores na cidade mais parece a tentativa de cortá-las. Aliás, este serviço de poda segue algum critério ambiental? Quem orienta?
O que se pode fazer é começar um trabalho por nós mesmos. Evitar o desperdício, cobrar ações que minimizem os problemas gerados e assim, deixar algo de nobre para as próximas gerações. Pelo menos o exemplo.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Editorial 25/07/2009


Agora, até o namorado da neta, do presidente do senado está no noticiário.
Toda vez que se fala em senado federal sinto calafrios. Não sei se a população sente, mas quando cita o presidente da casa, José Sarney...
A família Sarney deve estar pagando muito caro pelas propagandas feitas nos noticiários, ou, então, está querendo fazer história, mas será que é isso mesmo?
O que acontece, em todas as esferas governamentais, é sempre a mesma coisa, quando alguém está atrapalhando, com certeza será expulso de alguma forma.
Isto não quer dizer que esta pessoa esteja atrapalhando o governo, ou suas ações estão sendo contra o povo, antes fosse isso.
Com certeza o político, “convidado a se retirar”, incomoda os interesses de alguns políticos.
Se observarmos todos os governos brasileiros, veremos que a maioria, ou quem sabe todos os “depostos”, não estavam contra o povo. O que aconteceu foi bem diferente.
Getúlio Vargas, Castelo Branco, Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves, por exemplo, tem histórias e histórias sobre suas prováveis mortes e nem sempre é aquela que está nos livros. Mas como isso não é do “interesse nacional”, não haverá uma investigação e provavelmente nunca saberemos a verdade.
Existem outros que estão desaparecidos há anos, como Ulisses Guimarães. Acaba de me surgir uma dúvida: será que aquele acidente de helicóptero foi realmente um acidente?
Porém nada disso pode ser investigado, parece dogma de igreja, e o povo, oprimido, perde seus defensores.
Agora o senado brasileiro, aquele que provavelmente tem mais italianos do que na própria Itália, está acusando o presidente da casa de muitas falcatruas. Pergunto-me, será que José Sarney não está atrapalhando em alguma coisa? Seria uma surpresa ele dormir e não acordar? Ou quem sabe o ex-presidente brasileiro sofra um acidente de avião, carro, helicóptero entre outros tantos que podem acontecer no nosso dia a dia?
O mais interessante é que quando Sarney fazia parte do executivo muitos dos deputados que o acusam hoje faziam parte da patota.
Pode ter certeza que todos estes políticos, independente da posição, tem “coisinhas escondidas” e estão batendo em cachorro morto, porque se presidente do senado tivesse bala na agulha...
Para lembrarmos os deslizes de políticos é só pensar na gripe A, que até alguns dias estava sob controle, como afirmava o ministro da saúde, José Gomes Temporão. Até hoje já foram 29 mortes confirmadas.
Precisamos, o mais rápido possível, tomar uma atitude e nos proteger das asneiras feitas no senado, câmara de deputados, vereadores... E, claro, sempre cobrar dos governantes e legisladores participando das sessões das câmaras e reuniões nas prefeituras, porque, depois, não adianta reclamar.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Editorial 11/07/2009


Já faz alguns anos que vivo neste mundo. Meus pais, desde cedo, me ensinaram o quanto é importante ser uma pessoa direita. Cresci sabendo que quem é direito tem direito, e que para ser feliz é preciso dar felicidade para os outros.
Só que a cada dia que passa, descubro que não é bem assim que acontece.
Hoje quando se fala em político lembra-se apenas dos sacanas. Vemos a todo o momento políticos que levam só a fama, não é feito nada por mais que seja provado que ele é bandido.
Se a gente não paga imposto vira um Deus nos acuda, para o funcionário público se sonegar, qualquer coisinha e a malha descobre, ele está frito, pode até perder o emprego.
Ah! Mas eu estou falando dos pequenos funcionários, ok?
Porque quando falamos dos trilionários secretários, deputados, senadores, entre outros a coisa é diferente. Se for político então...
Quem sabe se eu comprar um castelo... hum... e depois explicar que eu não tinha o conhecimento que era necessário declará-lo ao leão, talvez eu possa sair impune.
Só lembrando que todos nós temos necessidade de participar da política, não digo nos cargos públicos, mas em nossa casa, trabalho entre outros, se não tivermos política não conseguimos viver.
Mas mesmo assim acredito que quem é direito não faz isso.
Eu creio que o mais difícil para quem está no topo seja saber se o outro é amigo ou não. Já pensou, o cara vai à tua casa, come sua comida e depois te denuncia?
Que loucura...
Outros têm pai, mãe, tia e tudo mais que uma família pode ter dentro de seus gabinetes e são capazes de mudar o sobrenome para não parecer nepotismo.
E o povo só querendo saber de futebol. Imagine a situação, se só torcida do Corinthians, eu disse só uma torcida, usa-se toda aquela garra que mostra nos estádios, usa-se também para pedir as contas ao governo paulista, por exemplo, creio que melhoraria muito nosso estado. E assim em todas as esferas.
Já imaginou aquela torcida enorme da seleção brasileira no planalto central, pedindo contas aos deputados e senadores? Os políticos acabariam precisando usar fraldas plásticas.
Mesmo assim, eu ainda continuo acreditando que ser bom (não é bonzinho, bonzinho é coisa de político), é a melhor solução.
E por isso convoco a população para participar mais da vida política de Pirajuí tanto na câmara como na prefeitura. Temos que ter o mesmo furor pela cidade que temos pelo nosso time.
E claro sempre buscando sermos bons e bons a todo momento.
Ou então, parafraseando Silvio Brito "Pare o mundo que eu quero descer".

sábado, 11 de julho de 2009

Editorial 04/07/2009


Celebridade ou mito? Um artista que há mais de dez anos não se apresentava em um só show, um dia após a sua morte, vende mais que nos anos anteriores. Toda a logística da fabricação, das promoções e vendas dos grandes varejistas precisou ser acionada para atender a demanda dos fãs. Isto nunca aconteceu antes com nenhum outro artista.
Mas o que faz uma celebridade despertar tanta euforia nas pessoas?
Apesar de uma celebridade estar afastada do meio artístico, a própria mídia, seja qual for, realizava um culto à personalidade de alguém que, para muitos, era um ídolo.
Manter a fama e aparecer nos espaços midiáticos confere poder e prestígio: ele não morreu; está aprontando, mas está vivo. Ser um consumidor dos produtos deste ídolo confere certo glamour ao seu fã, principalmente quando se trata de um artista completo: músico, compositor, arranjador, dançarino, coreógrafo, ator e uma dezena de etc. O imaginário das pessoas volta-se ao movimento gerado por alguém tão completo artisticamente, mais o culto à personalidade, à celebridade mantido pelo marketing. Se o principal ocorreu, o que chamam de "cair no gosto do público", tudo mais apenas decorre. Não importa quem seja se desta ou daquela raça, se foi rico, se foi pobre. E gosto é gosto, isso não se discute. Porém, existe o ponto de admiração em um ídolo que é diferente para tantas diferentes pessoas. Talvez esteja aí a dependência causada nessas diferentes pessoas. Ora, pela admiração eu passo a imitar um objeto, um ídolo.
Assim, comprar tudo o que se relaciona com ele, saber tudo o que se passa com ele, é uma maneira de aproximar-se a algo que aparentemente esteja a uma distância inimaginável. Essa euforia de adquirir tudo o que se relaciona ao ídolo, devido ao ponto de admiração, irá gerar um movimento comercial em torno do trabalho e da arte realizada. Isso é importante, pois está gerando receita para toda a corrente produtiva que envolve a produção dos trabalhos do artista. Se o trabalho é realmente bom e admirado, este se torna uma celebridade, e, após a morte, ficará imortalizado em sua obra. Poderá se tornar um mito... ou uma lenda.

domingo, 28 de junho de 2009

Diploma de Jornalismo...


Depois de passar alguns dias por várias situações negativas, complicadas e estressantes.
Tive a oportunidade de fazer um pequeno meu protesto a favor da obrigação do diploma de jornalismo.
Acredito que um bom jornalista necessita não só de um diploma, mas se possível de outras formações, fora a faculdade de jornalismo.
Assim na hora do texto o jornalista tem condições de descrever qualquer assunto, com facilidade sem cometer gafes, mesmo que tenha a ver com religião. Pauta que a revista eletrônica da TV Globo, teve problemas. Talvez se o jornalista responsável tivesse pelo menos assistido uma aula de teologia...
Mas, no semanário O ALFINETE eu tive a oportunidade, claro que com autorização do diretor, saiu na segunda página, logo a baixo do editorial.

A Editora Chefe do O ALFINETE é Jornalista FORMADA!

Editorial 27/06/2009


Todo mundo fala em falta d’água, mas ninguém leva isto muito a sério. Também, para que levar a sério, se é sempre no futuro que todo mundo está pensando.
Uma organização não-governamental da Grã-Bretanha está advertindo que duas em cada três pessoas em todo o mundo correm o risco de ficar sem água até 2025.
“Segundo a Tearfund o consumo mundial de água cresceu duas vezes mais rápido do que a população mundial no último século - e os países mais pobres devem sofrer com isso, nos próximos anos e a maioria das pessoas sem água vão ser forçadas a deixar seus lares, provocando novas ondas de imigração.”
Veja que o texto retirado do site da BBC continua falando em 2025, isto é, “FUTURO”.
Mas, aqui em Pirajuí, a população residente no centro e em alguns bairros da cidade, sentiu o gostinho de como é ficar sem água, tudo bem que foi só por um dia e meio, mas as pessoas sentiram como será o “FUTURO” próximo de nossa civilização. Isto é, se continuarmos com o desperdício de água.
Tudo bem que esta falta de água, na cidade não foi culpa dos munícipes e muito menos do prefeito atual já que, segundo fontes, a adutora que quebrou não tinha manutenção há muito tempo.
Para quem não sabe adutora é uma canalização destinada a conduzir a água entre as unidades de um sistema público de abastecimento que antecede a rede de distribuição.
Precisamos lembrar que a vida, como nós a conhecemos, não existiria sem água. Todos os organismos contêm água, que aparece como o constituinte químico mais abundante na célula, participando diretamente dos principais processos vitais.
Sentimos na pele sim! Muitas pessoas ficaram sem banho, sem lavar seus quintais, sem lavar roupas, mas graças a Deus que temos as distribuidoras de água na cidade, pois se não fosse elas nós não teriamos água para beber.
Precisamos pensar se queremos isso para os nossos filhos e netos. E se a resposta for negativa, devemos começar a economizar em todos os nossos afazeres diários, um bom exemplo seria na hora de escovar os dentes e isto dá para ser feito com a torneira fechada.
São soluções simples como esta que podem fazer nosso mundo melhor e mais fácil de viver.

domingo, 21 de junho de 2009

Editorial dia 20/06/2009


Crise financeira, quebra da bolsa, aumento de juros...
Os bancos brasileiros estão acostumados com mudanças do dia para a noite.
Enquanto nos Estados Unidos bancos faliram, como o Lehman Brothers, um dos símbolos de Wall Street, no Brasil houve fusões entre bancos, como é o caso Itaú-Unibanco, demonstrando a solidez do segmento.
Além da experiência dos bancos brasileiros os investimentos em tecnologia da informação explicam porque os bancos nacionais tiveram um desempenho tão estável durante os piores momentos da crise mundial.
Três dos cinco bancos mais rentáveis do mundo são brasileiros. Banco do Brasil e Bradesco lideram a lista, ocupando, respectivamente, a primeira e a segunda posições, de acordo com estudo da consultoria Economática. Em quinto lugar está o Itaú.
Além da regulação feita pelo Banco Central, face que difere o Brasil dos EUA, entre 2005 e 2007, os bancos brasileiros investiram 42,7 bilhões de reais em informática, segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) – uma média anual de aproximadamente 14 bilhões de reais. Mas os aportes em tecnologia da informação fazem parte da história do setor, que sentiu na pele a superinflação dos anos 80 e 90, e teve de investir e estabelecer em um sistema de compensação rápido e eficiente.
Neste cenário, o setor financeiro nacional criou, por meio do Banco Central do Brasil, o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), até hoje uma referência global em termos de regulação e suporte à movimentação financeira.
E entre os anos 2007 e 2008, o número de correspondentes não-bancários subiu 12,8%, chegando a 108 mil pontos como farmácias, lotéricas e supermercados, por exemplo, que recebem o pagamento de contas, mas que não são bancos. A existência dessa rede exige uma alta capilaridade dos sistemas das instituições financeiras.
O comércio eletrônico, por sua vez, tem sido eficiente em implementar soluções de inteligência para análise de crédito de usuários de acordo com informações de perfil dos clientes como é o caso da telefonia móvel.
Com todo este crescimento o que aconteceu no país foi apenas especulações, ou usando as palavras do presidente “uma marolinha”, o que dificultou por um tempo as vendas do comércio e indústria no país. Mas o Brasil continua crescendo. Não existe a necessidade do fechamento de contas em bancos, nem ficar sem comprar algo que esta precisando.
Visite o comércio local, compare preços, faça suas compras e com certeza sairá satisfeito e com dinheiro no bolso.

Editorial do dia 13/06/2009
















Feriado... Que gostoso! Mas... Por que é feriado mesmo?
Muitas vezes nem lembramos porque é feriado.
Apenas, cerca de 40% dos feriados nacionais são cíveis.
Em Pirajuí são nove (09) os feriados de incumbência religiosa, como São Sebastião (20/01), Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e Nossa Senhora Aparecida (12/10).
Apesar de não ser comemorado como feriados, a Igreja Católica celebra missas todos os dias a algum santo, como São Francisco de Assis no dia 04 de outubro, São João Bosco, 31 de janeiro, São Cristovão, 25 de julho e São Silvestre, 31 de dezembro, mas, neste caso, só lembramos da corrida paulista.
Estas comemorações que podem parecer apenas da Igreja Católica, também são incorporadas a outras religiões e, ou seitas. E o Brasil tem tantas denominações que até as exporta para outros países.
Segundo o site Wikipedia “O Brasil é um país religiosamente diverso, com tendência de tolerância e mobilidade entre as religiões. (...) Esse tipo de tolerância com o sincretismo é um traço histórico peculiar da religiosidade no país. A população brasileira é predominantemente cristã.
Exponho aqui uma música de composição de Rey Biannchi, que exprime com uma visão livre de dogmatismos as crenças brasileiras: Católico Apostólico Baiano.
Sou brasileiro também sou religioso
acendo uma vela pra São Pedro e outra para Iemanjá,
Sou kardecista e aos domingos vou a missa
tomo hóstia e água benta pro diabo me largar,
Sou macumbeiro sempre vou lá no terreiro
conversar com preto velho para ele me ajudar,
Sou esotérico e às vezes fico histérico quando ouvi,
De Nostradamus que o mundo ia acabar.
Eu sou católico apostólico baiano,
Quando eu morrer eu não sei onde vou parar,
Não sei se vou para o céu lá de São Pedro,de Netuno,
de Odin, de Buda, Oxóssi ou Jeová.
E sexta-feira botaram o Exú caveira o capeta e o tranca-rua,
Para virem me atentar e eu não sabia se chamava minha tia,
Se eu ia para um centro ou para igreja rezar
E desde cedo eu estava com medo
e chamei Padre Quevedo
Para me exorcizar
e acendi uma vela pra São Bento, para Buda,
para Krsna, Maomé e Oxalá.
O bom mesmo, não é entrar no mérito da religião. Mas saber que cada novo dia Deus nos dá para começarmos uma nova página da vida.
Porque ontem é passado, o futuro a Deus pertence, mas nos sobra o hoje, e este sim é nosso, e por isso o chamamos de PRESENTE.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Luta a favor do ar limpo!



Olá, Caros Amigos.

Este blog tem por objetivo buscar ser sempre pró aos assuntos aqui tratados, e assim vamos tratar do dia 31 de maio que foi o dia do combate ao tabagismo.
Não querendo ser contra nada, mas sempre a favor, vou colocar aqui o editorial do O Alfinete sobre este assunto e que cada um tire sua própria opinião.Vamos lá então.

Semanário O Alfinete 30/05/2009.

Após longos e árduos anos, os não fumantes terão o direito de entrar em qualquer lugar sem correr o risco de se encontrar com a tão indesejada “fumacinha”.
O cigarro que já foi um dos grandes demonstradores de status, masculinidade e sensualidade no cinema, hoje é o vilão, reconhecido pela medicina, causador de muitas doenças e a partir de agosto não poderá mais fazer parte dos locais públicos fechados do Estado de São Paulo.
A chamada lei antifumo, aprovada no início de abril pela Assembléia Legislativa de São Paulo (69 votos a favor e 18 contra) e sancionada, no dia sete de maio, pelo governador José Serra (PSDB). A lei proposta em agosto de 2008 bane o uso de cigarro e derivados de tabaco em ambientes de uso coletivos, públicos e privados, em todo o Estado e entra em vigor em agosto.
Mas para que a lei possa entrar em vigor o Governo do Estado terá que obedecer três emendas. A primeira é a de disponibilizar medicamentos e assistência médica aos fumantes que queiram parar de fumar. A segunda emenda é que a lei só entre em vigor 90 dias após sua publicação no Diário Oficial. Por último, o governo deverá realizar ampla campanha para explicar a lei.
Infelizmente a lei não prevê punição ao fumante infrator. Quem vai pagar a conta são os comerciantes, síndicos ou responsáveis por lugares com aglomeração de pessoas. Estes podem ser multados por órgãos estaduais de vigilância sanitária com base no Código de Defesa do Consumidor, podendo o local ser interditado.
A multa também poderá ser aplicada nos lugares em que ninguém estiver fumando durante a fiscalização. Serão consideradas evidências de desrespeito à nova legislação como: cinzeiros, bitucas de cigarro jogadas no chão, no lixo ou em vasos sanitários, falta de placas de proibição ao fumo com menção à nova lei e até o cheiro de fumaça. As multas constantes na lei podem chegar a três milhões de reais.
Segundo o Governador José Serra: "A lei é contra o cigarro e não persegue os fumantes. É de domínio público que as pessoas que convivem com o cigarro, ainda que passivamente, acabam sofrendo de problemas coronários e respiratórios de uma maneira maior", afirmou Serra.
Gosto da idéia de poder estar em qualquer lugar e não me preocupar com aquela “fumacinha” que o cigarro exala, mas não dá para aceitar que uma pessoa que talvez nunca tenha fumado na vida pague o pato. É preciso e rapidamente educar os fumantes.

domingo, 3 de maio de 2009

Editorial do Semanário "O Alfinete"


Olá, Caros Amigos

Tenho a alegria de anunciar que a partir de 02/05/09 sou Editora Chefe do semanário “O Alfinete” e deixo aqui o editorial do jornal.

EDITORIAL

Muitos problemas ainda assolam a população brasileira. Alimentação, saúde, educação são fatores de preocupação, mas a violência é de longe, um dos mais comentados pela mídia. Há muito tempo, a violência urbana vem fazendo as pessoas se tornarem cada vez menos sociáveis.
Esta violência que atingia apenas os grandes centros se espalhou por todo o país. Está em todos os noticiários e já está acontecendo dentro das famílias, e até existem casos que aconteceram em Pirajuí.
A pequena Rio do Peixe Dourado deixou de ser pacata e já tem seu histórico de violência urbana. Mortes a facada, afogamentos criminosos e a tiro não são novidades nesta cidade do interior. Recentemente m pai sem pensar, puxou o facão e matou o filho. Entre outros casos, ainda podemos lembrar a garota Natália, morta em uma madrugada, próximo ao clube de campo, crime este que até hoje não foi solucionado.
Em países como o Brasil estes comportamentos criminosos graves são freqüentes. Além de assassinatos, assaltos, tráfico de drogas e corrupção, existe o desrespeito sistemático às normas de conduta social estabelecidas pelos códigos legais.
Sobre este desrespeito, jovens, de uma escola estadual, estão “enforcando” aula após feriados prolongados passando suas manhãs na praça Dr. Jorge Meirelles da Rocha. Isto é uma vergonha para a cidade e seus munícipes.
Mas existe uma luz no fim do túnel. Felizmente muitas pessoas buscam uma solução para isso, no país e em nossa cidade há inúmeras idéias e projetos feitos para erradicar a violência urbana. Porém, cabe a cada cidadão a tarefa de se auto-analisar e fazer a sua parte.

domingo, 19 de abril de 2009

Karina Moreti recebe Homenagem


Olá, caros amigos.

Recebi com grande alegria uma homenagem de um amigo.
Já escrevi sobre ele aqui neste blog, e agora ele escreveu um poema para mim e para que todos possam ler esta mensagem tão bonita a publico aqui.
Obrigada ao AMIGO: José Roberto Pereira de Souza.


Karina

Com estudo se conquista
O saber, sem ter engano
Porém, esconde da vista
Como ser um ser humano

Parabéns à jornalista
Que sabe, num mundo insano;
Só do bem seguir a pista,
Ao rejeita o profano!

As manchetes dos jornais
Não mostram os ideais,
Que num MUNDO MELHOR ENSINA...

Por mostrares o que faço,
Nesse soneto te abraço
E te agradeço Karina!!!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Show do Silvio Brito em Jaú-SP



Silvio Brito se apresentou em Jaú em um show inesquecível.

No último dia 04 (sábado) o cantor Silvio Brito esteve em Jaú, no clube Caiçara, onde reuniu mais de 600 pessoas, em um show que durou quase três horas. Silvio apresentou diversas músicas de seu novo CD e sucessos consagrados como “Espelho Mágico”, “Pare o Mundo que eu quero descer”, “Careca, sem dente e pelado” e “Ta todo mundo louco”. Após o show, o cantor retornou ao palco e cantou junto com um grupo de amigos “Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones” e “Have you ever seen the rain”. E no dia 08 esteve em Ibitinga durante as comemorações da Semana Santa.
O cantor, compositor e jornalista Silvio Brito está fazendo shows por todo o país com trabalho em CD e DVD “Nos Becos da Vida”.
Silvio que tem 35 anos de carreira, já participou de diversos programas de televisão, como “Silvio Brito Show, apresentando todas as Caras”, pela Rede Vida de Televisão. Ultimamente tem se apresentado muitas vezes no Programa Silvio Santos.
Em sua carreira ganhou quatro discos de Ouro com mais 3.500.000 cópias e é vencedor de três festivais (Brasil, Uruguai e Argentina).
O cantor viajou pelo Canadá, Estados Unidos, Portugal, França e Itália, onde é reconhecido e faz muito sucesso.
Os shows do cantor são realizados com o intuito de atingir todas as faixas de público e idade. Seus shows são como ele mesmo diz: “Uma viagem através da música”. De forma irreverente, romântica e mística. Silvio Brito é um artista que faz de sua obra uma mensagem de esperança, amor e paz.

Contatos do cantor:
Telefone: 11-5572-6301
E-mail: silviobrito@silviobrito.com.br
Site: www.silviobrito.com.br

Karina Moreti de Camargo, é jornalista formada pela Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP
Mtb:52.427

segunda-feira, 30 de março de 2009

Banda Municipal "29 de Março" participa de homenagem ao Deputado Estadual Pedro Tobias


Este blog não se destina a fatos políticos, porém a banda em que toco se apresentou durante esta solenidade, e como tenho um grande apreço pelo Deputado Estadual Pedro Tobias, deixo aqui alguns trechos da matéria feita pelo assessor de emprensa José Eduardo Amantini. Para ler na integra acesse: http://www.pedrotobias.com.br/

PEDRO TOBIAS É HOMENAGEADO EM PIRAJUÍ

Em concorrida sessão solene realizada na última sexta-feira, dia 27, na Câmara Municipal de Pirajuí, o deputado estadual Pedro Tobias (PSDB) foi homenageado com o título de "Cidadão Pirajuiense" pelos relevantes serviços prestados ao município. Foi a 35ª honraria do gênero recebida pelo parlamentar tucano na região.

A cerimônia, que fez parte da programação de aniversário de Pirajuí que completou 94 anos no último domingo, dia 29, teve início com a execução do Hino Nacional pela Banda Municipal "29 de Março" sob a regência da maestrina Rosilena Fonseca Bortoloti Goes. Em seguida, o presidente da Câmara de Pirajuí, Galeno Loureiro Sobrinho, leu um breve currículo do homenageado e justificou sua iniciativa em conceder a honraria ao deputado Pedro Tobias por meio do Decreto Legislativo aprovado em fevereiro deste ano. "Em reconhecimento, por seu trabalho e dedicação em prol da população pirajuiense, deixando sua marca de ser humano eloquente e solidário, sempre disponível e preocupado com as causas do povo", ressaltou Galeno na condecoração entregue ao deputado Pedro Tobias.

Falando em nome da população de Pirajuí, o prefeito Jardel de Araújo considerou a homenagem extremamente justa e até tardia ao deputado Pedro Tobias, com quem atualmente disse ter um ótimo relacionamento de amizade e de trabalho conjunto. Como exemplos desta bem-sucedida parceria, o prefeito anunciou que recentemente o deputado conseguiu a liberação de R$ 250 mil para a aquisição de uma motoniveladora que, segundo ele, era uma carência do município. "O deputado Pedro Tobias tem participado ativamente do desenvolvimento de nossa cidade", ressaltou Araújo.

Em seu discurso de agradecimento, o deputado Pedro Tobias lembrou inicialmente do amigo e ex-vereador Edson Pfeifer, falecido em 2006. "Em nome dele, que foi um grande amigo, agradeço a iniciativa da Câmara, que representa a população local, e essa homenagem é resultado do sincero e do grande números de amigos que tenho aqui em Pirajuí", avaliou o deputado na cerimônia.

Aproveitando a presença maciça de dezenas de lideranças políticas e comunitárias de Pirajuí e região, Pedro Tobias também anunciou duas importantes conquistas de grande alcance social : a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (Ete) em Pirajuí por meio do programa Água Limpa do governo do Estado, e a instalação de alguns cursos técnicos do Centro Paula Souza no município, tendo sido muito aplaudido pelos convidados. "Esses são projetos coletivos, que irão beneficiar a população de Pirajuí e região", disse o deputado na presença de prefeitos e vereadores de Pirajuí, Lins, Cafelândia, Presidente Alves, Uru, Guaimbê, Guarantã, Pongaí e Balbinos.

Ao final de seu discurso, Pedro Tobias elogiou a gestão do prefeito de Pirajuí, Jardel de Araújo, e disse que sentia-se orgulhoso em ser político. "Mesmo diante de tantos escândalos envolvendo políticos, tenho orgulho em estar exercendo mandato parlamentar. Já fui duas vezes vereador em Bauru e estou exercendo o terceiro mandato como deputado, sempre trabalhando em defesa dos interesses da população, principalmente a mais carente", disse o deputado homenageado.

Encerrando a concorrida cerimônia, Galeno, presidente da Câmara de Pirajuí, disse que era uma imensa satisfação prestar a homenagem ao deputado Pedro Tobias. "O nobre parlamentar, como médico e agente político, beneficia diretamente milhares de pessoas em nossa região e, por isso, externamos os cumprimentos desta Casa a este digno homenageado", finalizou Galeno ao som da brilhante apresentação da Banda Municipal.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Prestige Big Band em Agudos


Olá, caros amigos.

Tenho uma ótima notícia.

O músico agudense, Fernando Cezar Napoleone Paschoal, traz para os palcos bandeirantes sua mais nova conquista, a Prestige Big Band.
Já tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho deste e dos outros componentes da orquestra, em uma apresentação no dia 28 de dezembro, na cidade de Agudos (foto).Com certeza esta orquestra trará muita música e alegria por onde passar.
Segundo o coordenador e band-leader, Fernando Paschoal, a Big Band tem a proposta de atuar no mercado da música instrumental com um extenso repertório em relação aos gêneros musicais e, ao mesmo tempo, conservador em relação à característica sonora.
“A orquestra é baseada nesta filosofia de trabalho, ela traz um repertório capaz de mostrar as vertentes norte-americanas que consagraram as big-bands, as composições brasileiras que se adaptaram ao gênero e deram cara nacional às apresentações, e as tendências contemporâneas que vêm revolucionando o conceito das big-bands na atualidade.” Afirma Paschoal.
A Big Band possui em sua formação: uma clarineta, cinco saxofones, quatro trompetes, quatro trombones e seção rítmica completa (bateria, percussão, guitarra, contrabaixo e piano).
A maioria dos músicos que compõe a Prestige Big Band possui experiência comprovada de 16 anos de atuação na extinta Orquestra Veritas da Universidade do Sagrado Coração de Bauru-SP, pela qual desenvolveram, durante 11 anos consecutivos, o projeto "Música na Praça”, o qual contou com a cobertura televisiva da afiliada local da Rede Globo (TV Tem), alcançando a expressiva média de público de cinco mil pessoas por apresentação.
Fernando Cezar Napoleone Paschoal, durante anos foi coordenador, maestro e músico da extinta Orquestra Veritas.
Com a nova orquestra a região só tem a ganhar.
Para mais informações o contato com o band-leader Fernando Paschoal é (14) 9794-1762 ou prestigebigband@gmail.com.