sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Editorial 22/08/2009




Bem amigos d’O Alfinete, estamos aqui para mais um clássico brasileiro Globo e Record.

Parece inicio de jogo de futebol, mas será que não é?

Tem juiz, bandeirinhas, hum... não parece mais com jogo de xadrez...

Independente, mais uma vez o povo brasileiro é vítima da grande mídia que tenta a todo custo ficar em primeiro lugar no ibope, ou seria no poder? Ou junto ao poder?

Enquanto milhares de pessoas ouvem os pedidos de donativos para a igreja ou para campanhas de ajuda às crianças como fazem as duas empresas, os donos ficam, a cada dia que passa, mais ricos.

Desta vez foi o Ministério Público que começou a procurar problemas contra as empresas do “Bispo” Edir Macedo, mas não estou falando da religião, coisa que o próprio Bispo abomina (entrevistado pela Rede Record no último domingo, 16/08), estou falando sim do problema de utilizar dinheiro que deveria ser destinado às obras sociais da Igreja Universal do Reino de Deus, para, enriquecer, supõe o ministério público, os Bispos e pastores mais próximos ao dono da Record.

Mas não pense que a Globo é “Santa”, porque não é.

Há um documentário chamado “Muito Além do Cidadão Kane”, que até o momento é censurado pela própria Rede Globo. Este documentário foi produzido pela BBC Londres, dirigido por Simon Hartog, já falecido, trata da ascensão de Roberto Marinho e da rede Globo no país e seu envolvimento nos bastidores do governo. E os direitos de exibição, segundo uma matéria da Folha de São Paulo e da www.adnews.com.br, acabam de ser comprados pela TV do “Bispo”.

Existem livros sobre as duas redes ("Dossiê Geisel" - Editora FGV, 1984; “Afundação Roberto Marinho”, de Roméro da Costa Machado, e “Rede Record - 45 Anos de História”, 1999, autor Rede Record; "O Bispo - A História Revelada de Edir Macedo", por ele mesmo).

Todos eles podem ser encontrados em bibliotecas, lojas de livros usados ou na internet, para download. Mas é bom avisar os mais “globalizados” e “recorderizados”: os textos são chocantes. Tive acesso a algumas sinopses e entrevistas e foi suficiente para assim classificá-los. Vou lê-los por pura fonte de informação e compreender melhor os bastidores de nosso governo e a mídia.

Pergunto-me, e agora, Arnaldo César Coelho? “A regra é clara!” Poderá haver uma política de boa vizinhança entre as duas emissoras e acabar tudo como no Senado. “Chame as Pizzas”! Ou, será que as coisas irão esquentar? A guerra pelo poder continua. Uma poderá cair, mas logo outra chegará ao topo e, assim é a guerra. Mas como dizem os comentaristas esportivos: “o jogo só acaba quando o juiz apitar”.

Nenhum comentário: