domingo, 21 de junho de 2009

Editorial do dia 13/06/2009
















Feriado... Que gostoso! Mas... Por que é feriado mesmo?
Muitas vezes nem lembramos porque é feriado.
Apenas, cerca de 40% dos feriados nacionais são cíveis.
Em Pirajuí são nove (09) os feriados de incumbência religiosa, como São Sebastião (20/01), Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e Nossa Senhora Aparecida (12/10).
Apesar de não ser comemorado como feriados, a Igreja Católica celebra missas todos os dias a algum santo, como São Francisco de Assis no dia 04 de outubro, São João Bosco, 31 de janeiro, São Cristovão, 25 de julho e São Silvestre, 31 de dezembro, mas, neste caso, só lembramos da corrida paulista.
Estas comemorações que podem parecer apenas da Igreja Católica, também são incorporadas a outras religiões e, ou seitas. E o Brasil tem tantas denominações que até as exporta para outros países.
Segundo o site Wikipedia “O Brasil é um país religiosamente diverso, com tendência de tolerância e mobilidade entre as religiões. (...) Esse tipo de tolerância com o sincretismo é um traço histórico peculiar da religiosidade no país. A população brasileira é predominantemente cristã.
Exponho aqui uma música de composição de Rey Biannchi, que exprime com uma visão livre de dogmatismos as crenças brasileiras: Católico Apostólico Baiano.
Sou brasileiro também sou religioso
acendo uma vela pra São Pedro e outra para Iemanjá,
Sou kardecista e aos domingos vou a missa
tomo hóstia e água benta pro diabo me largar,
Sou macumbeiro sempre vou lá no terreiro
conversar com preto velho para ele me ajudar,
Sou esotérico e às vezes fico histérico quando ouvi,
De Nostradamus que o mundo ia acabar.
Eu sou católico apostólico baiano,
Quando eu morrer eu não sei onde vou parar,
Não sei se vou para o céu lá de São Pedro,de Netuno,
de Odin, de Buda, Oxóssi ou Jeová.
E sexta-feira botaram o Exú caveira o capeta e o tranca-rua,
Para virem me atentar e eu não sabia se chamava minha tia,
Se eu ia para um centro ou para igreja rezar
E desde cedo eu estava com medo
e chamei Padre Quevedo
Para me exorcizar
e acendi uma vela pra São Bento, para Buda,
para Krsna, Maomé e Oxalá.
O bom mesmo, não é entrar no mérito da religião. Mas saber que cada novo dia Deus nos dá para começarmos uma nova página da vida.
Porque ontem é passado, o futuro a Deus pertence, mas nos sobra o hoje, e este sim é nosso, e por isso o chamamos de PRESENTE.

Nenhum comentário: