domingo, 28 de junho de 2009

Editorial 27/06/2009


Todo mundo fala em falta d’água, mas ninguém leva isto muito a sério. Também, para que levar a sério, se é sempre no futuro que todo mundo está pensando.
Uma organização não-governamental da Grã-Bretanha está advertindo que duas em cada três pessoas em todo o mundo correm o risco de ficar sem água até 2025.
“Segundo a Tearfund o consumo mundial de água cresceu duas vezes mais rápido do que a população mundial no último século - e os países mais pobres devem sofrer com isso, nos próximos anos e a maioria das pessoas sem água vão ser forçadas a deixar seus lares, provocando novas ondas de imigração.”
Veja que o texto retirado do site da BBC continua falando em 2025, isto é, “FUTURO”.
Mas, aqui em Pirajuí, a população residente no centro e em alguns bairros da cidade, sentiu o gostinho de como é ficar sem água, tudo bem que foi só por um dia e meio, mas as pessoas sentiram como será o “FUTURO” próximo de nossa civilização. Isto é, se continuarmos com o desperdício de água.
Tudo bem que esta falta de água, na cidade não foi culpa dos munícipes e muito menos do prefeito atual já que, segundo fontes, a adutora que quebrou não tinha manutenção há muito tempo.
Para quem não sabe adutora é uma canalização destinada a conduzir a água entre as unidades de um sistema público de abastecimento que antecede a rede de distribuição.
Precisamos lembrar que a vida, como nós a conhecemos, não existiria sem água. Todos os organismos contêm água, que aparece como o constituinte químico mais abundante na célula, participando diretamente dos principais processos vitais.
Sentimos na pele sim! Muitas pessoas ficaram sem banho, sem lavar seus quintais, sem lavar roupas, mas graças a Deus que temos as distribuidoras de água na cidade, pois se não fosse elas nós não teriamos água para beber.
Precisamos pensar se queremos isso para os nossos filhos e netos. E se a resposta for negativa, devemos começar a economizar em todos os nossos afazeres diários, um bom exemplo seria na hora de escovar os dentes e isto dá para ser feito com a torneira fechada.
São soluções simples como esta que podem fazer nosso mundo melhor e mais fácil de viver.

Nenhum comentário: