segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Editorial 08/08/2009


Há mais ou menos quatro mil anos um jovem chamado Elmesu, na Babilônia comemorava o primeiro Dia dos Pais que se tem notícias. Segunda a história ele teria esculpido em argila um cartão para seu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente.
O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi o símbolo oficial do evento. Aos pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.
No Brasil os pais demoraram um pouco mais para receber a homenagem. Foi a partir de 1953 com a iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.
Em1955 a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em São Paulo, pelo grupo das Emissoras Unidas. As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi o baião É Sempre Papai, com letra de Miguel Gustavo, interpretada por Jorge Veiga. O Dia dos Pais acabou contagiando todo o território brasileiro e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto.
Além do Brasil e dos Estados Unidos muitos países tem datas especiais para homenagear os pais. A Inglaterra e a Argentina também comemoram a data no terceiro domingo de junho. Na Itália e em Portugal, a homenagem acontece no Dia de São José, 19 de março. Na Austrália, é no segundo domingo de setembro. E na Rússia, no dia 23 de fevereiro.
E para marcar esta data tão festiva iniciada com ideais cristãos, lembre-se de hoje abraçar a quem te deu a oportunidade de estar neste mundo. Se não estiver mais entre nós, visite um dos asilos da cidade. Tenho certeza que terá alguém que não recebeu nenhuma visita e que ficará muito feliz com a sua presença.
E a nós do O ALFINETE só nos resta desejar um Feliz Dia dos Pais!

Nenhum comentário: