sábado, 25 de outubro de 2008

A música e a Amizade!


Olá, caros amigos.

Pela primeira vez começo o título com uma exclamação.
Também, pudera... música é a minha vida.
Estava procurando algumas coisas em meu computador e acabei encontrando uma pasta com várias músicas, muitas delas da época em que eu tocava na maioria das missas da Paróquia São Sebastião, aqui em Pirajuí. Boa parte das músicas me trazem recordações, que não seria possível descrevê-las, já que as escuto com a audição, mas creio ouví-las com o coração.
Tenho amigos que estudaram, durante muito tempo, música, até mesmo fora do país, como é o caso do Fernando Pascoal, clarinetista e regente da Orquestra Veritas, e Rogério Lourenço, "Tutty" O Pianista.
Alguns ainda estão galgando os degraus da faculdade como Rafael Salgado, no piano e Leonardo Ferraz, na guitarra. Outros não fizeram faculdade e no entanto tocam muito como Denilson Souza, sax tenor e Walter Carrara, baterista. Carrara já tocou com vários intérpretes da música popular brasileira.
Eu sou autodidata. Até hoje, nenhum professor, por melhor que seja, conseguiu me ensinar a calcular o tempo das notas nas partituras. Para eu conseguir tocar preciso estudar muito para corresponder ao que me exige a regente da Banda 29 de Março de Pirajuí, Rosilene da Fonseca Bortoloti Goes.
*****
Mas... como eu ia dizendo, encontrei uma pasta de arquivos com músicas religiosas que me trazem lindas recordações. Uma delas é a música do Grupo Católico Cantores de Deus, "Amigos pela Fé".
Esta música não me remete apenas a uma parte de minha vida, mas me faz pensar... Será que hoje, eu estou lutando para cultivar as antigas amizades e continuo semeando para colher novas?
Sei que tenho muitos conhecidos, muita gente me conhece por eu trabalhar como voluntária nos eventos da prefeitura municipal, do meu trabalho, da faculdade, da igreja... é... minha vida é bastante corrida.
Gosto de uma outra música do Pe. Zezinho. Ele com Sílvio Brito cantam sobre o que é ser amigo. Um bom exemplo: "amigos são como dois rios que não confluem, mas vão paralelos". O título da música é "Oração por meus Amigos".
Eles fazem músicas de adoração, porém, com maestria. Mesmo sendo religioso, o Grupo Cantores de Deus tem participações de músicos e cantores da MPB. Exemplo disso é o grupo Roupa Nova no CD "De Olho no Mundo". Independente da crença, vale a pena conferir.
Sites para quem quiser conhecer as músicas na íntegra:
http://vagalume.uol.com.br/padre-zezinho/amigos-pela-fe.html
http://digilander.libero.it/harleiocd/portbr/oracoes/por_meus_amigos.html

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Karina.

Gostei do título. Quem, em algum momento ao ouvir uma canção, não se lembra de um fato, acontecimento na vida?
Na Amizade está a mesma Harmonia da Música, mesmo que sejam acordes distintos, porém, harmônicos.

Unknown disse...

É karina!! Você soube escolher para o seu blog, um lindo texto para se refletir.
Sinto-te cada dia melhor.
Beijos
Te amo